O IFBA


O INSTITUTO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição centenária no ensino técnico-profissional e há mais de uma década no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado de trabalho.

O IFBA é uma instituição comparada às universidades, mas possui uma estrutura diversa e mais ampla, pois opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Possui ainda grupos de pesquisa e oferece bolsas na área. Desenvolvendo pesquisa aplicada, contribui para a cultura empreendedora e tecnológica do estado.

Fruto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, atualmente o IFBA possui 16 campi o campus Salvador, Camaçari (Núcleo Avançado em Dias D´Ávila), Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista (Núcleo Avançado em Brumado), Eunápolis, Barreiras, Porto Seguro, Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Jacobina, Irecê, Paulo Afonso e Seabra.
 Em 2009, O IFBA, em conjunto com as instituições que compõem a Rede Federal, comemorou os 100 anos de Educação Profissional e Tecnológica. Criada a partir do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, com a implantação de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa um século de ensino profissional gratuito e de qualidade. 


O Campus



A cidade de Vitória da Conquista vem se consolidando nos últimos anos como pólo educacional, e nesta esteira, consubstancia-se nossa pretensão de fortalecer o IFBA na mola propulsora do desenvolvimento regional. O Campus Vitória da Conquista atualmente é uma instituição estratégica no estado, oferecendo para a sociedade local, do sudoeste da Bahia e do norte de Minas Gerais cursos de educação tecnológica profissional em diversos níveis do sistema educacional. Esses cursos são estabelecidos de acordo com a legislação pertinente: básico (cursos de qualificação, requalificação e re-profissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio) e superior (graduação e pós-graduação).
 Os cursos e currículos do Campus seguem uma dinâmica que permite uma constante renovação frente às inovações pedagógico-educacionais, bem como uma integração contínua às mudanças nos processos produtivos (novas tecnologias, sistemas de trabalho e de produção, dentre outros). Nesse cenário, a sede local do IFBA atende, em seus diversos níveis, a mais de mil discentes.
 A oferta atual de cursos técnicos de nível médio se dá na área de Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Edificações, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, nas modalidades Integrada, Subsequente e EJA (Informática). No nível superior, oferece o Curso de Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e Licenciatura em Qímica; e na Pós-graduação, o curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos. No dia 22 de maio do 2009, foi instalada a primeira Unidade Avançada do Campus Conquista, na cidade de Brumado, atualmente oferece os Cursos Técnicos de Informática e Edificações. 
Destacam-se também os trabalhos de pesquisa em desenvolvimento nas áreas de Micro-Eletrônica, Informática, Eletrotécnica, Automação, Mecânica, Química, Tecnologias Ambientais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Tecnológica, História e Sociedade, dentre outras.
Ressaltam-se ainda, como projetos de extensão comunitária, o Madrigal de Conquista, coral composto por estudantes, ex-estudantes, pais, servidores do Campus, amigos da comunidade escolar e apaixonados pelo canto coral; o Coral de Alunos composto somente por discentes do IFBA e a Jornada de Astronomia organizada pelos professores Selma Rozane e Jorge Kaschny onde é possível saber mais sobre aspectos astronômicos e fazer observações pelo telescópio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário